CAÇAPAVA -SP / beer.rock.fest@hotmail.com

E- Mail : beer.rock.fest@hotmail.com / CAÇAPAVA -SP
Twitter : @BeerRockFest

sexta-feira, 6 de maio de 2011

 A quem realmente interessa o Novo Código Florestal?


 A mídia não para de noticiar a reforma que o Congresso Nacional pretende fazer no Código Florestal Brasileiro, que, com as mudanças previstas, facilitará o desmatamento. A votação ainda não aconteceu, mas movimentos sociais, organizações ambientais e entidades científicas já se posicionaram contra as alterações.

O atual código protege áreas naturais, vitais para a sustentação da vida e da economia do país. Sem ele, a água, o solo e a biodiversidade correm risco, já que o ecossistema e as florestas ficarão ameaçados. Outra função do código atual é proteger as áreas frágeis, como beira de rio e topos de morro, conhecidas como Áreas de Preservação Permanente, as famosas APPs.

No modelo de hoje, esses espaços são bem definidos e não podem ser ocupados. Não é permitido, por exemplo, ocupar áreas íngremes com mais de 45º de declividade e é preciso ter área verde a no mínimo 30 metros de rios. Se o projeto for aprovado, a ocupação destas áreas pode ser feita a 15 metros dos litorais e ocupações ilegais serão mantidas.

O argumento de reforma atual é promovido pela frente socialista, cujas questões agrícola-territoriais são suas principais causas. “No Nordeste, metade das propriedades tem até cinco hectares. Se o sujeito tiver um riachinho, perde 60% das terras”, disse o deputado Aldo Rebelo, do
PC do B, relator da reforma ao jornal Estado de S. Paulo

Assista o vídeo e entenda melhor


Se realmente o novo código for aprovado, o Brasil irá gerar 13 vezes mais gases do efeito estufa do que emitiu em 2007 — o que seria mais um agravante para o aquecimento global. Se contarmos só a redução da mata nas margens dos rios, perderíamos um espaço equivalente a 2 milhões de campos de futebol.

No dia 14 de abril, a cúpula do governo se reuniu para discutir o novo código. De acordo com o jornal
Folha de S. Paulo, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira, afirmou que a posição do governo já foi decidida nesse encontro. Mas disse não poder entrar em detalhes.

Mais cedo, o ministro-chefe da secretaria de relações institucionais, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, informou que eles ainda não tinham chegado a uma conclusão quanto à redação do código. Em encontro com jornalistas, Oliveira chegou a dizer que “embates sobre pontos polêmicos do código persistiam, mas que o governo estava ‘progredindo’ na discussão”. Segundo ele, a votação deve acontecer ainda no primeiro semestre.
Hoje a bancada ruralista (que não são poucos) faz pressão para que se vote em regime de urgência o novo código florestal. E você? é contra ou a favor.? as mudanças previstas no novo código florestal...participe, discuta também as questões que envolvem toda a sociedade.
Veja nesse vídeo a importância das florestas no ecosistema terrestre, um vídeo para guardar.
  

Esse vídeo demonstra a importância de uma maior consientização ambiental, por parte de todos, isso só será possível se a educação ambiental for inserida na grade curricular do ensino fundamental e médio, gerando assim uma nova safra de pessoas mais conscientes de suas responsabilidades ambientais.
"Nossa posição é totalmente contrária a aprovação do novo código florestal sem um parecer técnico feito por pessoas realmente capacitadas e isentas de interesses obscuros sobre esse relatório".

Equipe - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...