CAÇAPAVA -SP / beer.rock.fest@hotmail.com

E- Mail : beer.rock.fest@hotmail.com / CAÇAPAVA -SP
Twitter : @BeerRockFest

quinta-feira, 16 de junho de 2011

FESTA DE SÃO JOÃO DE CAÇAPAVA 2011


A Festa
A festa de São João de Caçapava, nosso padroeiro, começa na sexta feira dia 17 de junho, e terá sua abertura oficial com a tradicional Procissão do Mastro e da Imagem de São João Batista, que acontece a partir das 20h, com saída da Matriz de São João Batista, após a Missa, em direção ao local da festa, na Avenida Brasil, próximo a Rodoviária.


O Cortejo
No cortejo, somente os homens com o nome “João" podem carregar o mastro, que vai para a procissão enfeitado com a bandeira de São João Batista em seu cume. Também é carregada a imagem do Santo pelos membros da Irmandade de São João Batista. No recinto da festa esta imagem fica em uma capelinha montada ao lado do stand da Cultura e durante os oito dias de evento, os devotos colocam seus pedidos em papeizinhos no altar, onde fazem orações.pós a chegada da procissão, o mastro é instalado no pátio da festa. O Padre Sílvio José Dias, que coordena a procissão faz a benção do mastro e do recinto da festa. Este é o terceiro ano que a tradição é retomada em Caçapava. Nos tempos antigos, o mastro de São João Batista era erguido ao lado da Igreja Matriz.


As Origens
Este ritual remonta as origens do catolicismo. Izabel, prima da Virgem Maria, fica grávida de um menino em idade avançada e diz à Nossa Senhora, durante uma visita, que avisaria quando este nascesse. Quando o menino chamado João nasce, Izabel ergue um mastro com uma boneca sobre ele e ascende uma fogueira que poderia ser avistada ao longe. Desde então quando se comemora o nascimento de São João Batista, o costume é repetido, como acontece em Caçapava.

foto: Igreja Matriz por Carmilla Pandora

A programação completa dos 8 dias dessa grande festa tradicional em Caçapava, que atrai   pessoas da cidade e região, pode ser encontrada no site : www.saojoaodecacapava.com.br/ 

Venha conferir e experimentar as delícias da culinária típica caipira, assistir os shows e a famosa quadrilha, participe também da Abertura Solidária (somente na primeira noite) e traga um quilo de alimento não perecível (exceto açúcar e sal), as mais de vinte entidades assistenciais de Caçapava agradecem.

" Religiosidade marca a Festa de São João Batista de Caçapava/SP, tradições e costumes que nunca podem se perder, são a verdadeira identidade do povo caçapavense".

Equipe - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...